Mapeamento de Processos de Negócios

Mapeamento de Processos de Negócios - Rafael Amaral

O Mapeamento de Processos de Negócios é uma técnica geral utilizada para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações. O resultado é o mapa de processo e o diagrama de relacionamentos, que são representações gráficas, demonstrando o fluxo operacional e a inter-relação entre diferentes processos.

Acrescenta-se a estes a obtenção do diagnóstico dos processos e dos negócios, pela construção da Análise SWOT. Através dos mapas é possível calcular os custos totais do processo, das suas atividades ou tarefas, o tempo de execução, os responsáveis, o pessoal alocado, o tempo de dedicação de cada recurso e estabelecimento de melhorias ou otimizações.

O mapeamento dos processos de negócios possibilita e facilita a construção de sistemas de medições (indicadores de desempenho), avaliando em tempo real a execução das tarefas, medições dos resultados, custos, produção, produtividade, etc., tornando mais fácil o seu gerenciamento. Outra vertente bastante interessante é conjugar os processos com o gerenciamento de riscos (mapeando-se os riscos operacionais), reduzindo a incidência de situações fortuitas e prejudiciais ao funcionamento dos processos (e empresas).

 

Entre em contato para este serviço

 
Sobre mim

Profissional em Tecnologia da Informação com mais de 11 anos de atuação e experiência em desenvolvimento de software, especificação de sistemas, modelagem de dados, análise de negócios e consultoria em tecnologia.

Experiência em projetos TOTVS Fuig e GoodData (Fast Analytics e Fluig Analytics).

Pós-graduado em Administração Estratégica e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.